Juíza diz que Guedes 'excedeu' limites de ministro ao comparar servidores com 'parasita'

Declaração do ministro foi feita em fevereiro deste ano

[Juíza diz que Guedes 'excedeu' limites de ministro ao comparar servidores com 'parasita']

FOTO: Reprodução/ Agência Brasil

A juíza Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara Federal Cível da Bahia, afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, "excedeu barbaramente" os limites do cargo que ocupa ao comparar servidores públicos a "parasitas".  

A sentença foi respondida após o Sindicato dos Policiais Federais no Estado da Bahia (Sindipol/BA) registrar uma ação civil pública por ato ofensivo do ministro. A declaração de Guedes foi feita em fevereiro deste ano quando ele discutia sobre a necessidade de uma reforma administrativa no funcionalismo público. 

“O funcionalismo teve aumento de 50% acima da inflação, tem estabilidade de emprego, tem aposentadoria generosa, tem tudo. O hospedeiro está morrendo. O cara [funcionário público] virou um parasita e o dinheiro não está chegando no povo”, disse. O ministro foi aplaudido pelos presentes.

Cláudia Scarpa ainda afirma que Guedes "insultou" os servidores públicos ao pedir que eles "não assaltem o Brasil" e que ficasse em casa "com geladeira cheia". 

“O exercício do direito à liberdade de expressão do réu Paulo Guedes excedeu barbaramente os limites impostos pela finalidade econômica e social de um pronunciamento de ministro de Estado, pois atacou – despropositadamente – a categoria dos servidores públicos”, afirmou a magistrada.

“Tais manifestações do réu excederam os limites estabelecidos pelos bons costumes, pois não se espera que um ministro de Estado ofenda os próprios agentes estatais”, apontou ela ao explicar que ministro ainda "violou a honra e a imagem" dos servidores públicos.

Confira aqui a sentença completa. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!