Júpiter tem onda de calor com extensão de 10 planetas Terra

Atividade solar pode ser a responsável

Por Da Redação
Ás

Júpiter tem onda de calor com extensão de 10 planetas Terra

Foto: James O’Donoghue/JAXA / Canaltech

Uma imensa onda de calor foi encontrada na atmosfera de Júpiter. A descoberta, anunciada por James O'Donoghue, da agência espacial japonesa (JAXA), revela uma inesperada onda de calor com 700 graus Celsius, cuja extensão é de 130 mil quilômetros — equivalente ao diâmetro de 10 planetas Terra.

De acordo com os cientistas, esse cenário poderia resolver um dos maiores mistérios sobre o maior planeta do Sistema Solar: por que ele é muito mais quente do que os modelos preveem? Acredita-se que, em conjunto com o vento solar que atinge Júpiter, as auroras permanentes formadas nos polos poderiam fornecer energia extra para aquecer o gigante gasoso a temperaturas acima das esperadas.

Essa hipótese foi levantada pelo astrônomo James O’Donoghue, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), no Japão. Segundo ele, com a criação do mapa de distribuição de calor na atmosfera superior de Júpiter, feito no ano passado, foi possível explicar as altas temperaturas.

Essa situação é particularmente curiosa porque Júpiter está muito mais longe do Sol do que a Terra. A essa distância, o planeta recebe apenas 4% da radiação solar que atinge a Terra, o que resultaria em uma temperatura média de cerca de -73º C. Porém, o observado na atmosfera do planeta gira em torno de 420º C. Isso levantou um sinal de alerta nos cientistas, que estimaram a existência de um outros fator contributivo com essa temperatura.

As auroras de Júpiter, geradas por partículas de sua lua Io, são permanentes. Isso provoca um acúmulo de plasma ao redor de Júpiter que é canalizado para seus polos através de linhas de campo magnético, e formam as auroras. Os mapas de calor anteriores de Júpiter revelaram pontos quentes diretamente abaixo do oval auroral, sugerindo uma conexão entre os dois.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário