Justiça autoriza retomada de obras no Porto de Salvador
Ampliação estava suspensa desde o dia 16 deste mês

Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Federal da 1ª região acatou nesta quinta-feira (31), o pedido da operadora Tecon Salvador S/A para retomar as obras no terminal do Porto de Salvador. A Tecon pertence ao Grupo Wilson Sons.
A suspensão das obras de ampliação do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador aconteceu no dia 16 deste mês. Previsto no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da União, o projeto é de R$ 715 milhões.
Em sua decisão, o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão afirmou que “a interrupção da obra de ampliação do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, que já foi executada em 60%, poderá ocasionar o colapso do terminal, que já não comporta o recebimento de mais cargas nem a atracação de navios de grande porte, assim como implicará, de imediato, a demissão de 1.000 empregados diretos, trazendo graves impactos ao fluxo econômico e social, com prejuízos ao desenvolvimento estratégico de uma região marcada por distorções sociais”.
Na semana passada, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) manifestou apoio à retomada das obras de ampliação do Terminal e pediu às autoridades que levem em consideração em suas decisões o interesse público. O tema das constantes interdições às obras foi discutido na última reunião com o Conselho dos Portos, de Comércio Exterior e de Infraestrutura, no dia 18 deste mês, e resultou na carta-manifesto de apoio à continuidade da expansão do Porto de Salvador.
O documento informa que o Tecon Salvador é o único terminal de contêineres da Bahia, situado no Porto de Salvador, e responsável por toda a escoação de mercadorias via marítima da região, além de estar operando no limite de sua capacitada.
Veja mais:


