Justiça conclui que PP e PSB fraudaram cota de gênero em 2020 e cassa vereadores
A Justiça também determinou a cassação dos diplomas e registros dos candidatos e candidatas do PP e do PSB às últimas eleições no municípios

Foto: Reprodução
A Justiça Eleitoral reconheceu que houve fraude no cumprimento da regra eleitoral sobre cota de gênero nas candidaturas pelo PP e PSB nas eleições 2020 no município de Ipirá e Bacia do Jacuípe.
A decisão foi tomada na última quarta-feira (7), no âmbito de uma ação de investigação judicial eleitoral movida pelo PT do município contra todos os candidatos a vereador destas legendas. O PP elegeu dois vereadores nas eleições do ano passado, o PSB não emplacou nenhum nome na Câmara.
A Justiça também determinou a cassação dos diplomas e registros dos candidatos e candidatas do PP e do PSB às últimas eleições no municípios - eleitos, suplentes e não eleitos - e a anulação dos votos destinados a eles.
Como consequência disso, foi decretada uma nova totalização dos votos aos cargos do Legislativo municipal, bem como novo cálculo do quociente eleitoral e do quociente partidário no sufrágio de 2020 em Ipirá, para preenchimento das vagas remanescentes da cassação determinada.
Ambos os partidos irão recorrer da decisão


