/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Justiça da Guatemala suspende resultado do 1° turno das eleições por suspeita de fraude

Notícias
Mundo

Justiça da Guatemala suspende resultado do 1° turno das eleições por suspeita de fraude

Candidato que aparecia em oitavo nas pesquisas, foi para o segundo turno

Por Da Redação
Justiça da Guatemala suspende resultado do 1° turno das eleições por suspeita de fraude
Foto: Pixabay

A Suprema Corte da Guatemala suspendeu neste domingo (2), o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais no país, após pedido de nove partidos políticos. A medida vai possibilitar a apuração de possível fraude.

A decisão ocorre menos de uma semana depois do anúncio de que o segundo turno seria disputado pelos candidatos Sandra Torres, que ficou com 15,8% dos votos no primeiro turno, e Bernardo Arévalo, que chegou a 11,8%.

O que levantou suspeita de irregularidades, no entanto, é que nas pesquisas de intenção de voto Arévalo aparecia em oitavo lugar entre os 22 candidatos que disputaram a eleição.

Com a decisão da Justiça, serão realizadas novas audiências de revisão de votos pelas Juntas Departamentais e Distritais Eleitorais. Com isso, o resultado oficial do primeiro turno só sairá quando esta etapa estiver concluída, o que pode durar até 115 dias.

As suspeitas de uma fraude começaram a aparecer dias após o primeiro turno, ocorrido em 25 de junho, com o surgimento de denúncias de que mil atas eleitorais (0,82% do total) haviam sido alteradas.

A denúncia foi formalizada pelo Partido Valor, pelo qual Zury Ríos concorria à Presidência. Nas pesquisas de opinião, ela aparecia entre os três primeiros, mas acabou em sexto lugar, com apenas 6,57% dos votos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102