• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Justiça determina prazo para demarcação em comunidade quilombola baiana

Justiça determina prazo para demarcação em comunidade quilombola baiana

Prazo determinado foi de 48 meses

Por Da Redação
Às

Justiça determina prazo para demarcação em comunidade quilombola baiana

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) estabeleceu, na última segunda-feira (16), que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) finalize a demarcação territorial da Comunidade Quilombola Enseada do Paraguaçu, no município de Maragogipe, no prazo de 48 meses.

A decisão do TRF1 manteve termos estabelecidos na sentença da Justiça Federal de primeiro grau, que determinou o prazo para conclusão de todo o processo de demarcação, sendo 12 meses para finalização do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) e 36 meses para conclusão das etapas posteriores da regularização fundiária, sob pena de multa diária a ser revertida em favor a comunidade.

Segundo o MPF, o Incra alegou, em recurso, não haver capacidade operacional, orçamentária e técnica para cumprimento da decisão. Argumentou ainda que o procedimento de titulação de área delimitada como comunidade quilombola é complexo, solicitando efeito suspensivo da decisão, o que garantiria prazo maior para a autarquia.

Ao negar o recurso do órgão, o TRF1 entendeu que, apesar da complexidade inerente ao processo, é papel do Estado garantir a propriedade definitiva das terras ocupadas pelos remanescentes das comunidades quilombolas, respeitando o princípio constitucional da razoável duração do processo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário