Justiça do Trabalho mantém liminar que proíbe Ford de demitir

Montadora também está impedida de se desfazer de bens e maquinários

[Justiça do Trabalho mantém liminar que proíbe Ford de demitir]

FOTO: Divulgação / Fod

A Justiça do Trabalho confirmou nesta segunda-feira (22) a liminar que mantém todos os trabalhadores da Ford, da fábrica de Taubaté, em São Paulo,  empregados, além da empresa ficar impedida de desfazer  de bens e maquinários até a conclusão das negociações coletivas.  A liminar foi assinada pela desembargadora Maria da Graça Bonança Barbosa, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. 

A desembargadora também pediu a Ford para fornecer em 30 dias um cronograma de negociação coletiva e para garantir que não há mais necessidade da participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) nas negociações entre a Ford e o sindicato da categoria.

No início de fevereiro, foram realizadas audiências de conciliação pelos tribunais de Justiça da Bahia e a Ford de São Paulo, o que resultou em acordo entre as partes. Ficou acordado que as negociações irão continuar nos próximos 90 dias, com a garantia de salários para todos trabalhadores que forem ou não convocados para o trabalho.

A Ford anunciou em janeiro o fechamento de todas as suas fábricas no Brasil no dia 11 de janeiro. Ao todo a empresa tem 5 mil funcionários.

 Em nota à época do anúncio, a empresa citou, entre outros fatores, os impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) interferiu na decisão.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!