Justiça libera 'guerra de espadas' em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia

A resolução, assinada pelo Juiz Tardelli Boaventura, foi publicada nessa quarta-feira (22)

[Justiça libera 'guerra de espadas' em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia]

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

Um habeas corpus criminal decidiu pela liberação da tradicional guerra de espadas realizada em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. A resolução, assinada pelo Juiz de Direito da 1º substituto da Vara Criminal de Senhor do Bonfim, Tardelli Boaventura, foi publicada nessa quarta-feira (22).

Boaventura determinou na decisão que "as autoridades policiais civis e militares se abstenham de prender em flagrante pessoas que estejam, no dia 23 de junho de 2022, portando ou empregando o uso do artefato conhecido como “espada” nas ruas que costumam ser palco do evento: ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão de Cotegipe, na cidade de Senhor do Bonfim".

As advogadas Mariana Miranda e Camila Machado, em justificativa da necessidade da liberação do evento, afirmaram que a decisão serviria para enaltecer a importância histórica da "guerra de espadas" para os moradores locais.

A prática é proibida por lei na Bahia, por causa do risco à vida. Com a determinação, que também foi encaminhada para órgãos da cidade, como: Prefeitura, Corpo de Bombeiros,  Conselho Tutelar,  Juizado da Infância e da Juventude e  gerência da Coelba, para conhecimento,  a tradição segue mantida na cidade, sem que os praticantes sejam presos durante a realização do ritual.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!