Kátia Abreu diz que OMS não se compromete mais sobre prazo de envio de doses de vacina

Previsão para chegada de lote de 8 milhões de doses era prevista para esta quarta-feira (31)

Por Da Redação
Às

Kátia Abreu diz que OMS não se compromete mais sobre prazo de envio de doses de vacina

Foto: Reprodução/PebMed

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não consegue mais fixar um prazo para o envio de cerca de 8 milhões de doses de vacina prometidas ao Brasil por meio da Covax Facility. A informação foi dada pela senadora Katia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado para a CNN Brasil. Ela e o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), que preside a mesma comissão na Câmara, reuniram-se nesta quinta-feira (1º), com Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

Segundo a senadora, no encontro, os parlamentares ouviram que a organização não consegue mais se comprometer com o envio das doses previstas para chegar no país até 31 de maio. O governo brasileiro contava com essas remessas para dar andamento ao programa de vacinação.

De acordo com o último cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde, quase três milhões de doses deveriam ter chegado até o final de março e seis milhões têm de desembarcar no país até o final de maio. Até agora, só um milhão de doses foram enviadas.

“Ele disse que não podem mais dar cronograma. Das 9 milhões de doses, nos só recebemos até agora 1 milhão, e o resto não se sabe mais quando chegará. Disseram que não eles têm condição, porque há problemas de produção e estão com problemas no mundo todo”, afirmou Katia Abreu.

Durante a reunião, Adhanom criticou a decisão do Brasil de não apoiar o pleito da Índia e da África do Sul na Organização Mundial de Comércio (OMC) para suspender patentes de vacinas. “Está previsto na OMC a quebra de patentes em casos extremos. Se isso não for caso extremo, não sei o que será.”, afirmou a senadora.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário