• Home/
  • Notícias/
  • Coronavírus /
  • Laboratório MSD assina acordo que permite a produção de genéricos do molnupiravir por 105 países

Laboratório MSD assina acordo que permite a produção de genéricos do molnupiravir por 105 países

O acordo isenta as empresas de pagarem pelos royalties enquanto a pandemia durar

Por Da Redação
Às

Laboratório MSD assina acordo que permite a produção de genéricos do molnupiravir por 105 países

Foto: Divulgação/MSD

Nesta quarta-feira (27), a farmacêutica MSD (Merck Sharp & Dohme) e o Medicines Patent Pool (MPP), uma organização pública de saúde apoiada pelas Nações Unidas, anunciaram um a assinatura de um acordo de licenciamento que permitirá que outras empresas a produzirem versões genéricas do medicamento oral contra um Covid-19 em desenvolvimento molnupiravir. De acordo a MSD, a licença se aplica a 105 de países de baixa e média renda.  

OS fabricantes selecionados pelo MPP poderão produzir versões genéricas do medicamento, que é uma pílula antiviral desenvolvida em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics."Esta é a primeira licença voluntária transparente e voltada para a saúde pública para uma tecnologia médica de combate à COVID-19", disse o MSD e o MPP em comunicado conjunto.

O acordo anunciado diz que as empresas permanecerão isentas de royalties enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) continuar a classificar a pandemia como "Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional", diz o comunicado.

No início deste ano, a MSD assinou acordos de licenciamento bilateral com oito fabricantes de medicamentos genéricos indianos, incluindo Aurobindo Pharma, Cipla Ltda, Dr. Reddy's Labs, Emcure Pharmaceuticals, Hetero Labs, Sun Pharmaceuticals e Torrent Pharmaceuticals.

Recentemente, a organização disse à Reuters que há pelo menos 24 farmacêuticas conceituadas em produzir o molnupiravir.

Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, permitiu, desde 11 de outubro, o uso emergencial do medicamento. Também neste mês, a FioCruz informou que está em "conversas avançadas" para definir um processo de leitura técnica que possibilite a produção do antiviral contra a Covid-19 no Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário