“Lacunas de formação” diz Gilmar Mendes sobre Moro

Ministro do STF disse sugeriu ao ex-juiz e atual senador mergulhar na biblioteca do Senado para suprir “déficits de informação e formação”

[“Lacunas de formação” diz Gilmar Mendes sobre Moro]

FOTO: Fernado Frazão/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou que fez recomendações ao ex-juiz federal Sergio Moro para suprir as “lacunas de formação” e mergulhar na biblioteca do Senado.

“Aí eu disse assim [para Moro]: ‘O Senado é um bom lugar’. (…) A biblioteca é famosíssima, é excelente. E você revela algumas lacunas de formação, então aproveite a chance que você está tendo no Senado e obviamente que ele não está lá muito ocupado… Mergulhe-se na biblioteca. É uma chance de suprir esses déficits de informação e formação”, afirmou o ministro em entrevista ao UOL.

No parecer do ministro do STF, Moro chegou com ego inflado a Brasília, muito em conta da função do personagem que se criou em torno dele pela opinião pública, e conhecia pouco a capital federal.

“Me lembro que uma vez ouvi do general [Eduardo] Villas Bôas: ‘Ah, a gente deve tudo a esse Sergio Moro’. Acho que havia essas considerações em setores muito importantes”, comentou.

Já a relação de Moro com outros congressistas, Mendes considera que o senador experimenta um isolamento. “Depois, ele passa a se confrontar com essa dura realidade que é viver em Brasília, ter um isolamento no próprio Congresso Nacional, ver ameaçado o seu mandato. (…) Certamente ele achou que era bom ter interlocução até com pessoas que, no passado, tipificava como inimigo ou adversário”, disse Mendes.

O Processo

Moro é alvo de ações na Justiça, nas quais é acusado de abuso de poder econômico, uso indevido de meios de comunicação ao longo da campanha eleitoral de 2022 e caixa dois. Os pedidos, de autoria do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Liberal (PL), são de cassação do mandato e inelegibilidade.

O caso já foi julgado pelo TR do Paraná, onde foi absolvido por cinco votos favoráveis e dois contrários. Ainda cabe recurso, e a discussão pode chegar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Órgão no TSE sugeriu a Moraes medida contra Telegram e turbinou inquérito do STFs]

A análise das decisões e despachos em que a Assessoria Especial é citada indica como a estrutura atuava no monitoramento de redes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!