Lago nos EUA é fechado após caso raro de ameba 'comedora de cérebro'
No momento, as autoridades trabalham para testar a água no estado de Iowa

Foto: Divulgação/Departamento de Recursos Naturais de Iowa
Um parque no estado de Iowa, nos Estados Unidos, precisou ser fechado após autoridades confirmarem um caso raro de infecção por ameba “comedora de cérebro”. De acordo com o Departamento de Saúde Pública de Iowa, um visitante nadou em um lago na região e acabou se infectando. No momento, as autoridades trabalham para testar a água.
“O fechamento é uma resposta preventiva a uma infecção confirmada de Naegleria fowleri em um residente do Missouri com exposição potencial recente enquanto nadava no local”, informou o departamento.
Naegleria fowleri é uma “ameba unicelular microscópica de vida livre que pode causar uma infecção rara do cérebro com risco de morte chamada meningoencefalite amebiana primária (MAP)”, completou. De acordo com a agência, desde 1962, apenas 154 casos conhecidos da doença foram identificados nos Estados Unidos. A ameba é comumente encontrada no solo e em água doce e morna, como lagos, rios e fontes termais. As infecções causadas podem ocorrer quando a água onde o organismo está presente entra no corpo através do nariz de uma pessoa e depois viaja até o cérebro, onde destrói o tecido cerebral.