• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Lamborghini Temerario estreia no Brasil por R$ 5,8 milhões: vimos ao vivo

Lamborghini Temerario estreia no Brasil por R$ 5,8 milhões: vimos ao vivo

Esportivo tem motor V8 combinado com 3 motores elétricos

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Lamborghini Temerario estreia no Brasil por R$ 5,8 milhões: vimos ao vivo

A Lamborghini assim como outras marcas de esportivos europeus vem lidando com a questão das emissões cada vez mais rígidas na Europa e pela necessidade de manter competitividade em um segmento onde Ferrari, McLaren e Porsche aceleram suas estratégias de eletrificação, a marca de Sant’Agata Bolognese iniciou, nos últimos anos, uma reformulação profunda de seu portfólio.

O processo começou com o híbrido V12 Revuelto, passou pela eletrificação do Urus SE e agora atinge seu ponto de maturidade com a chegada do Temerario, o superesportivo que encerra a etapa de transição da empresa rumo a uma linha formada integralmente por modelos híbridos de alta performance.

É nesse contexto de mudança — que equilibra preservação da identidade e necessidade de inovação — que o Temerario surge como o cupê mais avançado já projetado pela Lamborghini. Ele não apenas completa a gama HPEV (High Performance Electrified Vehicle), como também simboliza a nova era técnica da marca: motores de menor cilindrada, mais eficientes, eletrificação estrutural e desempenho absoluto sustentado por engenharia de competição.

Com preço a partir de R$ 5,8 milhões e produção estimada entre 15 e 20 unidade por ano, o modelo foi mostrado antecipadamente ao Farol da Bahia em São Paulo, horas antes da apresentação oficial a clientes convidados.

Motor V8 de nova geração e performance 

O grande destaque desse superesportivo está no conjunto híbrido de alta performance que combina um V8 biturbo completamente novo, desenvolvido do zero, com três motores elétricos — um integrado ao câmbio e outros dois posicionados no eixo dianteiro.

Esse arranjo permite que o sistema alcance 920 cv combinados, entregues de forma progressiva, imediata e com capacidade de sustentação térmica mesmo em uso extremo.

O novo V8 4.0 biturbo merece atenção especial. Capaz de atingir 10.000 rpm, ele entrega 800 cv e 730 Nm, tornando-se o único motor V8 de produção com foco em superesportivo a operar nessa faixa de rotação.

A Lamborghini adotou soluções tradicionalmente vistas em modelos de competição: virabrequim flat-plane, que melhora o fluxo dos gases e produz um som mais agudo; bielas de titânio, que reduzem massa rotativa; e bloco de alumínio A357+Cu, que combina leveza com enorme resistência. A arquitetura inclui ainda cárter seco com cinco bombas, cabeçotes desenvolvidos por impressão 3D para otimização do fluxo térmico e resistência à detonação, e injeção direta a 350 bar.

Sistema híbrido plugin com 3 motores elétricos 

O sistema elétrico reforça a proposta de performance. O motor axial integrado ao V8 atua como preenchimento de torque, suavizando trocas de marcha e garantindo aceleração contínua. Os dois motores dianteiros, por sua vez, realizam vetorização ativa de torque, ampliando a tração e permitindo que o carro opere como um superesportivo de tração integral com gerenciamento eletrônico dinâmico.

Somando os três motores ao V8, o conjunto chega aos 920 cv (676 kW) que posicionam o Temerario entre os mais potentes modelos já produzidos pela Lamborghini e estabelecem um novo patamar para o futuro elétrico da marca.

Outro elemento fundamental é o novo chassi de alumínio, totalmente redesenhado. A estrutura utiliza ligas ultraleves e de alta resistência para elevar significativamente a rigidez torcional e ampliar o espaço interno — algo incomum em superesportivos de motor central, que geralmente privilegiam aerodinâmica e compactação dos componentes.

Com essa combinação de arquitetura híbrida avançada, motor de competição adaptado à rua, pacote eletrônico sofisticado e chassi inédito, o Lamborghini Temerario se consolida não apenas como um novo capítulo na história da marca, mas como o marco definitivo da transição da fabricante italiana para a era dos supercarros eletrificados de altíssimo desempenho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário