‘Lembranças que tenho com ele permanecem eternas’, diz Mauricio de Souza sobre Pelé
Craque inspirou cartunista para criação de “Pelezinho”

Foto: Arquivo Pessoal /Reproduçao CNN
O cartunista Mauricio de Sousa falou nesta sexta-feira (30), em entrevista à CNN, sobre o carinho que tem pelo craque Pelé, que morreu na última quinta-feira (29). “A humanidade que eu senti ao lado do Pelé… para mim, ele será eterno, e as lembranças que tenho com ele também permanecem eternas”, afirmou.
Criador da revistinha Pelezinho, lançada na década de 1970 e baseada na infância de Pelé, Maurício contou ainda como surgiu a ideia de criar histórias em quadrinhos que representassem o craque quando criança.
“[A revista] Pelezinho nasceu durante uma viagem de avião internacional. Eu estava vindo da Itália, sentei ao lado dele e perguntei se ele autorizaria a criação de um personagem baseado na infância dele. Ele estranhou um pouco, pensou que seria de um personagem adulto, e eu disse que não, que era para a criançada, para eles sentirem futebol. Com isso ele foi me passando maneiras e cuidados que eram necessários para a criança pensar em ser futebolista”, disse o cartunista.
“Pelé passou tantos momentos interessantes e maravilhosos contando histórias da vida dele, para eu criar um personagem baseado nele. Era linda nossa relação, criando histórias, ele me mandava bilhetes, cartas falando de coisas da infância dele, dos amigos dele, com isso eu pude conhecer a história infantil do nosso rei”, completou.