Léo Ceará faz dois, Vitória vence o Guarani e deixa zona de rebaixamento da Série B

Rubro-Negro volta a vencer depois de seis partidas e abre três pontos para zona de rebaixamento

[Léo Ceará faz dois, Vitória vence o Guarani e deixa zona de rebaixamento da Série B]

FOTO: Letícia Martins/ ECV

Com dois gols de Léo Ceará, o Vitória venceu o Guarani por 2 a 1, em confronto válido pela 36ª rodada do Brasileiro da Série B, e disputado na tarde desta quarta-feira (20), no Brinco de Ouro, em Campinas. Com resultado, Rubro-Negro consegue o segundo triunfo fora de casa na competição, vence depois de seis partidas e deixa a zona de rebaixamento, aparecendo agora na 15ª posição, com 42 pontos. Abrindo assim, três pontos para zona de rebaixamento.

A etapa inicial trouxe dois times em campo. Um ofensivo, porém espaçado e que criava muitas oportunidades, e outro desorganizado defensivamente, que aproveitou uma única oportunidade que teve em jogo para marcar o gol, mas que demonstra uma passividade e desorganização na partida. Ou seja, o cenário de Guarani e Vitória, respectivamente. O Bugre nem fazia uma partida excepcional, mas qualquer equipe que crie e seja minimamente organizada se sobressai sobre o Leão.

A primeira boa chance da partida foi do Guarani aos dois minutos. Da entrada da área do Vitória, Lucas Crispim finalizou para o gol, a bola quicou no morrinho e quase dificultou a defesa de César, que caiu para ficar com a bola.

O Leão respondeu o ataque do time de Campinas de maneira mais eficiente. Aos cinco minutos, após levantamento de Matheus Frizzo para dentro da área, Mateusinho ajeitou de cabeça para testada firme de Léo Ceará para o fundo das redes do Bugre, abrindo o marcador no jogo.

O Guarani quis se recuperar de maneira rápida aos oito minutos, quando após descida em velocidade, a bola sobrou para Eliel dentro da área, que dominou e bateu cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo de César.

Após sofrer o gol, o Guarani já estava melhor na partida. De tanto pressionar, conseguiu chegar ao empate.

Aos 16 minutos, após cobrança de escanteio de Lucas Crispim para dentro da área, a zaga do Vitória marcou muito mal e deixou o zagueiro Marcelo completamente livre de marcação, que só teve o trabalho de escorar para o gol e igualar o marcador.

O gol de empate serviu para dar um gás de ânimo para o Guarani no jogo. O time passou a povoar de maneira muito mais frequente o campo de ataque do Vitória, apesar de não ter criado tantas oportunidades claras de poder passar a frente no placar.

O Bugre teve ainda uma ótima oportunidade de virar o placar antes da ida para o intervalo. Aos 40 minutos, o time teve uma falta para cobrar e Murilo Rangel ao jogar a bola na área, viu ela passar por todo mundo e sair com muito perigo, tirando tinta da trave de César.

Sem maiores novidades nos minutos finais, o jogo foi encerrado com placar igualado na primeira etapa.

Da mesma forma que foi na primeira etapa, coube a Lucas Crispim ser o primeiro a arriscar para o gol na segunda etapa. O atacante soltou uma bomba de fora da área, mas a bola passou por cima do gol de César.

Léo Ceará teve outra boa oportunidade de marcar o segundo gol no jogo. Aos seis minutos, após jogada pela lateral, o atacante passou pela zaga e ficou em boa chance de marcar, mas chutou em cima do goleiro.

O centroavante Rubro-Negro desperdiçou pouco tempo depois, uma oportunidade inacreditável aos dez minutos de jogo, quando recebeu lançamento por trás da zaga de Fernando Neto, teve tempo de dominar, mas bateu em cima de Gabriel Mesquita. Impressionante.

O atacante Rubro-Negro conseguiu se redimir da chance perdida aos 12 minutos. Após Lucas Crispim cometer pênalti em cima de Wallace e ser expulso, o jogador bateu no canto e colocou o Vitória na frente do placar mais uma vez. De quebra, o centroavante chegou a vice-artilharia da competição, com 16 gols anotados.

Após o Rubro-Negro passar a frente do placar no jogo, a partida caiu um pouco em técnica. Cansado e e em desvantagem numérica, o Guarani parecia já não ter forças para buscar o empate. Com resultado embaixo do braço, o Vitória trocava passes com paciência e apenas administrava o resultado.

Léo Ceará ainda teve a chance de definir o placar e marcar um hat-trick na partida. Aos 50 minutos, Rafael Carioca foi lançado pelo lado direito e achou Léo Ceará na área, mas o atacante finalizou para fora, desperdiçando uma oportunidade claríssima de fazer o terceiro. Não fez falta, o Rubro-Negro mesmo assim conseguiu somar três pontos.

Análise do Vitória na partida

Uma partida regular e nada mais que isso. O Vitória foi eficiente nas chances que teve no jogo e, ainda teve a seu favor o fato do Guarani ter ficado com um homem a menos e ter deixado a questão física falar mais alto. Esses foram os pontos essenciais para os três pontos conquistados pelo Leão no jogo, porque coletivamente o time foi a mesma desorganização e nervosismo de sempre. Porém, nesse momento e na situação que se encontra, a técnica fica em segundo plano quando se precisa somar pontos para escapar do Z-4.

Caso consiga escapar da zona de rebaixamento, o Vitória deve muito aos gols de Léo Ceará. O atacante por mais que tenha deficiências é o grande nome do time no ano. Responsável direto pela maioria dos gols que ocasionaram em triunfos do Leão e vice-artilheiro da Série B, ele mais uma vez conseguiu ser decisivo.

Que fique de lição para a próxima partida. O Vitória tem plenas condições de escapar da queda, basta ser minimamente competitivo quando o futebol não é bem jogado. Aproveitar as poucas chances que tem e brigar com mais vontade por cada dividida é o mínimo que o torcedor do Leão espera da equipe. Fazendo o básico consegue escapar do rebaixamento.


Comentários