Levantamento aponta que dez estados começaram a reduzir isolamento
Ministério da Saúde permitirá mudanças no isolamento a partir de abril

Foto: Reprodução/G1
Dez estados já adotaram medidas para flexibilizar o isolamento social imposto nas últimas semanas como forma de combater a disseminação do coronavírus no Brasil. A conclusão é de um levantamento da liderança do governo no Congresso Nacional. O documento mapeou ações de flexibilização no estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo, Paraíba e Sergipe.
Outros dois estados, São Paulo e Mato Grosso, já estudam formas de pôr em prática uma reabertura. Em alguns estados, as precauções de segurança são uma contrapartida. Na Paraíba, por exemplo, óticas, empresas de produtos hospitalares e concessionárias de carros foram autorizadas a reabrir, desde que forneçam máscaras para os funcionários.
No Espírito Santo, existe a mesma exigência para os municípios que foram autorizadas a reabrir o comércio. Uma recomendação do Ministério da Saúde de 6 de abril permite a migração de cidades para um “distanciamento social coletivo” a partir de 13 de abril, caso não haja o comprometido mais de 50% da capacidade dos seus sistemas de saúde e tenham equipamentos de proteção o suficiente para profissionais.