Lewandowski deve deixar ministério da Justiça; Lula busca novo nome
Segundo blog, presidente pediu que ministro permaneça no cargo até encontrar substituto

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, manifestar o desejo de deixar o cargo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em busca de um substituto. As informações são do blog da Luísa Martins, CNN.
De acordo com o site, Lewandowski disse ao presidente que era hora de encerrar o ciclo durante uma reunião realizada no Palácio do Planalto no dia 23 de dezembro. A intenção é aproveitar as saídas dos cargos na Esplanada até o mês de abril, no prazo para a desincompatibilização eleitoral.
Lula pediu que o ministro fique no ministério até encontrar um novo nome.
Com a saída de Lewandowski, fica ainda mais forte o desmembramento da pasta: um ministério da Justiça e outro da Segurança Pública. A separação já havia sido anunciada pelo presidente, mas sem previsão.
No Congresso há duas pautas prioritárias para a segurança pública e fortes para a campanha de reeleição do Lula: a PEC do Sistema Único de Segurança Pública e o PL Antifacção, ambas sob a gestão de Lewandowski.
A próxima escolha deve ser também um nome que mantenha, como Lewandowski, a ponte do governo com o Supremo Tribunal Federal (STF).


