Líder da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa quer processo seletivo para contratação de comissionados
Tiago Mitraud quer tornar uma realidade mais próxima da iniciativa privada

Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados
Para tornar uma realidade mais próxima da iniciativa privada, uma das emendas propostas pelo líder da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG), é que passe a ser exigido uma espécie de processo seletivo para a contratação de servidores comissionados.
A proposta de emenda de Mitraud prevê incluir entrevistas e comprovação de competência e experiência.
Ao Metrópoles, ele destaca que o mecanismo seria uma forma de reduzir o mau uso desses cargos. E para ser aprovado, o parlamentar busca o apoio de pelo menos um terço dos deputados da Câmara, o que equivale a 171.
“Temos hoje um número muito grande de comissionados no Brasil e muito maior que o normal. Historicamente muitos são usados para apadrinhamento e empregar um conhecido, um amigo de um político e que não vai ter a competência compatível com o cargo que será preenchido”, critica Mitraud.
Apesar de admitir que a medida pode criar resistência, ele afirma que seria o melhor caminho para que o setor do funcionalismo público melhore.
“Essa é uma forma de garantir que o padrão de preenchimento será via processo seletivo. É um processo que existe no mundo inteiro, na iniciativa privada é assim e não vejo motivo para no funcionalismo não ser assim”, conclui.