• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Lira diz que não vê possibilidade de mudança em independência do Banco Central

Lira diz que não vê possibilidade de mudança em independência do Banco Central

Presidente da Câmara afirma que discussão sobre a taxa de juros não pode ser feita por "achismos"

Por Da Redação
Às

Lira diz que não vê possibilidade de mudança em independência do Banco Central

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (15), em São Paulo, não ver possibilidade de mudança na legislação sobre a independência do Banco Central (BC) no Congresso. 

A declaração está de acordo com as falas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que um dia antes descartou modificações na lei em meio às críticas feitas pelo presidente Lula ao presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Lira disse que a autonomia do BC é "um avanço, uma conquista dos últimos anos" e que a autoridade monetária independente está alinhada "com o que o mundo pensa". O presidente da Câmara disse não ver problemas numa eventual ida de Campos Neto ao Congresso, mas fez ressalvas.

Na segunda-feira (13), o diretório nacional do PT aprovou uma resolução defendendo que o presidente do BC seja convocado a prestar esclarecimentos sobre a política monetária.

"Ninguém está acima de qualquer crítica e penso, pelo que conheço tanto do presidente Lula (...) quanto do presidente Roberto Campos, são duas pessoas que vão saber dialogar. Não tenho nenhum problema de o presidente Roberto ir ao Congresso", afirmou Lira a uma plateia de investidores e executivos.

"Ele só não deve ir por achismo, por problemas ideológicos, por situações de discussões que não tenham amparo. Tenho a certeza de que se ele for, se houver um convite, (...) ele vai e essas coisas se esclarecerão", acrescentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário