Livro explica como funciona a indústria por trás das séries de TV

Esse é um mercado que movimenta bilhões mundialmente, segundo a obra

[Livro explica como funciona a indústria por trás das séries de TV]

FOTO: Reprodução

Um mercado que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo com um público que demanda cada vez mais conteúdo. É o que destaca Jaqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva descrevem em "Séries - O livro: De onde surpreendida, como são feitas e porque amamos", lançado pela editora Objetiva. As informações são do Estadão.

"É como alimentar um monstro: o mercado de TV pela internet, o streaming, requer cada vez mais lançamentos de novas séries. Essa indústria depende disso para vender e manter suas assinaturas - e isso faz a roda girar”, conta Jacqueline, executiva de televisão e uma das autoras da obra. 

Foi numa sala de roteristas, para o desenvolvimento da série Contravenção, para a Conspiração Filmes, que ela conheceu Marcelo Rubens, indicado ao Emmy pela sério 'O Homem Mais Forte do Mundo'.

Por um bom tempo eles ouviram a seguinte frase: “Você não acha que isso daria uma série?” e, a partir daí, Paiva e Jacqueline decidiram unir esforços para escrever o livro e contar nele o que realmente é uma série e para que ela serve. “As pessoas acham que só uma ideia basta. Mas a série é um produto de mercado. Ela tem que servir para o negócio”, diz a executiva.

Na obra, eles explicam como o processo industrial funciona, tendo como base o principal mercado de séries: os Estados Unidos.

“É exatamente como uma linha de produção fordista”, compara Jacqueline. “Cada um faz uma coisa: é uma engrenagem que engloba estúdio, canal, produtora, mercado internacional, programador, e que emprega escritores, diretores, produtores, fotógrafos, atores, produtores de elenco, figurinistas, iluminadores, maquiadores, técnicos, sonoplastas... Tudo precisa funcionar”, dizem os autores no livro.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!