Vídeo: Luís Roberto Barroso diz que a ‘democracia vive momento delicado’
Ministro comentou os atos de 7 de Setembro

Foto: Agência Brasil
Após as manifestações de 7 de Setembro e os discursos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a “democracia vive um momento delicado em diferentes partes do mundo ”. O ministro disse nesta quinta-feira (9), em comunicado, que “a democracia vive um momento processo que tem sido batizado como recessão democrática, retrocesso democrático, constitucionalismo abusivo, democracias iliberais ou legalismo autocrático”.
Além disso, Barroso citou diversos países que tiveram democracias atacadas ao longo dos últimos anos. O ministro ressaltou que a subversão democrática se deu nos países citados após a eleição de chefes de Poder devidamente eleitos pelo voto popular que passaram a “desconstruir a democracia e pavimentar o caminho para o autoritarismo”.
“O populismo tem lugar quando líderes carismáticos manipulam as necessidades e os medos da população, apresentando-se como anti-establishment, diferentes ‘de tudo o que está aí’ e prometendo soluções simples e erradas, que frequentemente cobram um preço alto no futuro”, completou.