Lula admite erro ao antecipar candidatura à reeleição durante viagem à Indonésia: "Foi um lapso da minha parte"
Presidente afirmou que anúncio deveria ter sido feito no Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu, na madrugada desta segunda-feira (27), que cometeu um equívoco ao confirmar sua candidatura a um quarto mandato durante viagem oficial à Indonésia. Em entrevista coletiva concedida na Malásia, o chefe do Executivo declarou que o anúncio deveria ter ocorrido em território brasileiro.
“Na verdade, eu não deveria ter falado na Indonésia que eu era candidato, eu tenho que falar no Brasil. Possivelmente, foi um lapso da minha parte, não tenho voto lá. Foi um erro”, afirmou Lula, em tom bem-humorado.
A declaração inicial foi feita na última quinta-feira (23/10), ao lado do presidente indonésio Prabowo Subianto, no primeiro dia de compromissos oficiais no país. Durante o evento, Lula reafirmou disposição para disputar o pleito do próximo ano e destacou que sua decisão depende de sua condição de saúde. “Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou o presidente na ocasião.
O petista também mencionou que segue “preparado” para enfrentar uma nova eleição e ressaltou a importância de fortalecer as relações entre Brasil e Indonésia. “Este meu mandato só termina em 2026, no fim do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação por demais valorosa, e que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia”, completou.


