Lula anuncia criação de nova universidade em Santo Amaro em homenagem a Dona Canô
Anúncio foi feito na inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, nesta quinta-feira

Foto: Reprodução/CanalGov | Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a criação de uma nova universidade em Santo Amaro, no recôncavo baiano, em homenagem à dona Canô, mãe dos artistas Caetano Veloso e Maria Bethânia. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9), na inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari.
"Logo a gente vai fazer uma faculdade em Santo Amaro, que vai se chamar Universidade Dona Canô, para homenagear a Bahia", pontuou.
Cidadã ilustre da cidade de Santo Amaro, Canô faleceu em dezembro de 2012, aos 105 anos.
Além disso, o presidente chegou a anunciar a revitalização de um rio da cidade, o que seria uma das reivindicações de Canô Veloso. "A gente também vai fazer um projeto para revitalizar aquele rio lá de Santo Amaro que ela reivindicava pra mim", afirmou o presidente. Lula não especificou qual seria o rio alvo das intervenções ambientais.
Ainda durante o discurso, Lula ressaltou o investimento no setor naval na Bahia e a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen). "Agora a gente vai ser dono do próprio nariz na produção de fertilizantes", enfatizou.