• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Lula classifica tarifaço dos EUA como “turbulência desnecessária” e volta a afirmar que Bolsonaro está sendo "julgado pelos autos do processo"

Lula classifica tarifaço dos EUA como “turbulência desnecessária” e volta a afirmar que Bolsonaro está sendo "julgado pelos autos do processo"

Em evento ocorrido em SP, presidente afirmou que os EUA têm superávit comercial com o Brasil

Por Da Redação, Agência Brasil
Às

Lula classifica tarifaço dos EUA como “turbulência desnecessária” e volta a afirmar que Bolsonaro está sendo "julgado pelos autos do processo"

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Lula avaliou nesta sexta-feira (15) que a imposição do tarifaço de Donald Trump às exportações brasileiras é uma "turbulência desnecessária" e afirmou que os Estados Unidos têm superávit comercial, ou seja, exporta mais para cá do que compra do Brasil.

“Nós estamos vivendo uma turbulência desnecessária porque o presidente norte-americano resolveu, depois de um momento, eu diria quase que de provocação, me mandar uma carta dizendo que ia taxar o Brasil em 50% dos seus produtos", disse. "Eu fiquei estarrecido com isso porque ele dizia na carta que ele estava taxando as economias porque os Estados Unidos tinham déficit comercial com o Brasil. Os americanos não têm prejuízo com Brasil. Só para vocês terem ideia, em 15 anos, eles têm um superávit com Brasil de US$ 410 bilhões", completou.

A declaração foi durante a inauguração da nova fábrica da montadora chinesa GWM em Iracemópolis, em São Paulo.

No evento, Lula também disse que os páises do Sul Global estavam cansados de serem tratados como países de terceiro mundo. 

“O Brasil não tem o PIB que tem os americanos, o Brasil não tem o PIB que tem a China. Mas nós temos um povo que merece respeito. Um povo que tem orgulho de ser o que é", afirmou. 

Além de falar do tarifaço, o presidente comentou sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, citado na carta de Trump como alvo de perseguição política e motivo da elevação das tarifas.

“Ele está sendo julgado pelos autos do processo. Ele está tendo o direito de defesa que vocês sabem que eu não tive nesse país. E eu disse ao presidente Trump em uma entrevista: se o presidente Trump tivesse feito aqui no Brasil o que ele fez no Capitólio, invadindo o Capitólio porque não se contentava em perder as eleições, ele também estaria sendo julgado. E se fosse culpado, ele também ia ser preso. Porque a legislação vale para todo mundo: deve valer para rico e para pobre.”

Nova fábrica da GWM no Brasil

A nova fábrica da GWM no interior de São Paulo é a primeira montadora do hemisfério sul e a terceira fora da China com base completa de produção. As outras estão na Rússia e na Tailândia.

A unidade está preparada para produzir até 50 mil veículos por ano, com foco em modelos híbridos e sustentáveis. Os investimentos já anunciados pela montadora no Brasil são de R$ 10 bilhões.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário