• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Lula defende usar Banco do Brics para contornar dólar no comércio internacional

Lula defende usar Banco do Brics para contornar dólar no comércio internacional

Para presidente, tem gente "mal acostumada"

Por Da Redação
Ás

Lula defende usar Banco do Brics para contornar dólar no comércio internacional

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (13), durante a cerimônia de posse de Dilma Rousseff (PT) no Banco do Brics (Novo Banco de Desenvolvimento, NDB na sigla em inglês), a ampliação do comércio nas próprias moedas pelos integrantes da instituição. A medida seria mais uma alternativa para contornar o dólar no comércio. A informação é da Folha de S.Paulo. 

"Por que não podemos fazer o comércio lastreado na nossa moeda? Quem é que decidiu que era o dólar?", questionou. Na sequência, Lula admitiu que "é difícil porque tem gente mal acostumada", mas disse também que é necessário não apressar a mudança, voltando-se para Dilma e sugerindo que ela aprenda com a "paciência chinesa".

Na ocasião, o presidente também defendeu o NDB como uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para que os investimentos internacionais não resultem na transferência de comando da política dos países em desenvolvimento.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário