Lula é vacinado contra Covid-19 por Alckmin na abertura da campanha nacional de vacinação
A ministra da Saúde, Nísia Trindade e a primeira-dama Janja da Silva também participaram do evento

Foto: Reprodução / Tv Brasil
Durante a abertura nacional de vacinação, na tarde desta segunda-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vacinado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, que é médico, com a quinta dose contra a Covid-19.
Em seu discurso, o presidente fez um apelo para a população se vacinar. "Daqui para frente, quando vocês virem um aviso na TV, no rádio, que estão dando vacina na cidade de vocês, não sejam irresponsáveis, vão lá tomar vacina. É a única garantia de não morrer por falta de responsabilidade", afirmou Lula.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade e a primeira-dama Janja da Silva também participaram do evento.
A campanha “Vacina é vida. Vacina é para todos" terá ações para ampliar o percentual de pessoas imunizadas em todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A mobilização inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas.
Assista presidente é vacinado:
Vacina bivalente
A campanha dá início ao plano de vacinação contra Covid-19 para 2023. As pessoas serão vacinadas com o reforço do imunizante bivalente da Pfizer.
Os grupos mais expostos ao risco da doença que foram vacinados com ao menos duas doses da vacina monovalente receberão a bivalente.
A vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
No ano passado, segundo o Ministério da Saúde, nenhuma vacina do PNI atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo.