Lula ergue cartaz com apelo de professores municipais de Salvador pelo pagamento do piso salarial
Presidente participou do tradicional desfile do 2 de Julho, realizado em Salvador, nesta quarta-feira

Foto: Reprodução/redes sociais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levantou um cartaz, nesta quarta-feira (2), durante as celebrações do 2 de Julho, pela Independência do Brasil na Bahia, em Salvador, com apelo para que o prefeito Bruno Reis (UB) realizasse o pagamento do piso salarial dos professores municipais.
A categoria, que está em greve desde o dia 6 de maio, se reuniu para protestar em meio ao desfile e reivindicar o pagamento integral do piso nacional do magistério, atualmente fixado em R$ 4.867,77, conforme orientação do Ministério da Educação (MEC).
O reajuste salarial dos professores da rede municipal da capital baiana foi aprovada em maio pela Câmara Municipal, que estabeleceu percentuais de aumento diferentes conforme o nível e a referência dos professores:
9,25% de reajuste salarial para os professores de Nível 1/Referência A;
6,65% de reajuste salarial para os professores de Nível 1/Referência B;
6,27% de reajuste para o quadro suplementar do magistério público;
e 4,83% de aumento para os outros servidores municipais
O cartaz com a seguinte frase: "Prefeito, nos devolva o plano e pague o piso" foi entregue ao chefe do Executivo por manifestantes, que imediatamente ergueu para o público presente. O momento foi publicado por Kleber Rosa (Psol) nas redes sociais.