Lula indica desembargador Carlos Brandão para o STJ
Brandão é considerado nome próximo ao ministro Nunes Marques, do STF, e entrará na Corte em uma das vagas destinadas à Justiça Federal

Foto: Divulgação/TRF1
O presidente Lula (PT) indicou o desembargador Carlos Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação foi divulgada nesta terça-feira (27) pelo Palácio do Planalto. O magistrado ocupará uma das vagas destinadas à Justiça Federal.
Para que Brandão tome posse, a indicação precisa ser aprovada pelo Senado. O desembargador foi escolhido pelo presidente da República a partir de uma lista tríplice elaborada pelo STJ, composto por 33 ministros, sendo um tribunal hierarquicamente abaixo do Supremo Tribunal Federal (STF).
Além de Brandão, a lista, fechada em outubro do ano passado, incluía as desembargadoras Daniele Maranhão (TRF-1) e Marisa Santos (TRF-3). Tanto Daniele quanto Brandão eram considerados nomes próximos ao ministro Nunes Marques, do STF.
Lula ainda deverá definir um nome para indicar à vaga destinada a um representante do Ministério Público. A lista tríplice inclui Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre (MPAC), Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas (MPAL), e o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal (MPF).