Lula realiza visita oficial à Colômbia nesta terça (16)

Brasil é o terceiro maior parceiro comercial da Colômbia

[Lula realiza visita oficial à Colômbia nesta terça (16)]

FOTO: Cláudio Kbene/ PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (16) para Colômbia a convite do presidente Gustavo Petro e terá uma agenda extensa e diversificada.  O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial da Colômbia, atrás apenas de EUA e China, e a presente visita faz parte de um processo de aprimoramento da relação com o país vizinho, com o qual o Brasil tem grande convergência política. 

Durante a reunião bilateral com o presidente Petro, Lula tratará de temas como bioenergia, desenvolvimento sustentável, integração regional, setor automotivo, política de cuidados para aliviar a carga do trabalho realizado por mulheres, acordo de cooperação em inteligência policial e agricultura familiar, entre outros temas.

Os dois países têm uma boa relação no âmbito do intercâmbio comercial. As exportações brasileiras para a Colômbia apresentam tendência de crescimento desde 2003. Em 2023, ano em que o comércio bilateral totalizou US$ 6,1 bilhões, as exportações brasileiras alcançaram USD 3,8 bilhões, e as importações da Colômbia, US$ 2,3 bilhões. Mais de 70 empresas brasileiras estão instaladas ali. 

A missão Colômbia 

A agenda de Lula na Colômbia começa na manhã da quarta-feira, quando o presidente se reúne com Petro na Casa de Nariño, sede do governo local. Depois da reunião, terá a assinatura de ações bilaterais, seguida de declaração à imprensa. Após, Lula participará de Fórum Empresarial promovido pela ApexBrasil e pela agência de promoção comercial ProColombia. O evento deve reunir cerca de 300 empresários brasileiros e colombianos dos mais variados setores.

O outro compromisso será a inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que tem como lema “leia a natureza”. O evento tem duração de duas semanas e deverá receber cerca de 600 mil visitantes. Como país homenageado, o Brasil terá o pavilhão principal na feira.

Antes da Programação de Lula em Bogotá, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República deve organizar uma missão parlamentar, para estabelecer contatos entre congressistas brasileiros e colombianos sobre matérias de interesse dos dois países. Além disso, será realizado um seminário sobre agricultura familiar, com compartilhamento de experiências do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!