Lula retorna à COP30 na quarta-feira (19) para encontros finais
Presidente terá encontro com António Guterres e reforça cobrança por “mapa do caminho”

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (PT) deve retornar a Belém (PA) na quarta-feira (19) para participar da etapa final das negociações da COP30. Em documento, Lula também disse que participará de reuniões com países, representantes da sociedade civil, povos indígenas, populações tradicionais, governadores e prefeitos.
"Voltarei a Belém no dia 19 de novembro para encontrar o Secretário Geral da ONU em um esforço conjunto para fortalecer a governança do clima e do multilateralismo”, afirmou o presidente em carta lida pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, neste domingo (16), durante o encerramento da Cúpula dos Povos.
Na mensagem, Lula defendeu a elaboração de um “mapa do caminho” para orientar a transição energética e o fim do desmatamento ilegal. “Precisamos de mapas do caminho para que a humanidade, de forma justa e planejada, supere a dependência dos combustíveis fósseis, pare e reverta o desmatamento e mobilize recursos para esses fins. Não podemos sair de Belém sem decisões sobre estes temas”, escreveu.
A conferência termina na sexta-feira (21). Integrantes do governo que participam do evento afirmam que a presença do presidente não é considerada decisiva para destravar os pontos pendentes, mas pode ter impacto político no fechamento dos acordos.
Entre os temas ainda sem consenso estão o financiamento climático, comércio internacional, metas globais, relatórios de implementação, acordos bilaterais e políticas de adaptação.


