• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Vídeo: Lula sanciona PLP da reforma tributária e relembra saída do Brasil do Mapa da Fome

Vídeo: Lula sanciona PLP da reforma tributária e relembra saída do Brasil do Mapa da Fome

Projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional no final de 2025

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vídeo: Lula sanciona PLP da reforma tributária e relembra saída do  Brasil do Mapa da Fome

Foto: Farol da Bahia

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (13) o Projeto de Lei Complementar 108 (PLP 108/2025), que finaliza regulamentação da reforma tributária. O projeto, aprovado pelo Congresso no final de 2025, institui, entre outras coisas, o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e harmoniza normas para outros impostos como o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e ITBI.

Na ocasião, o plenário aprovou o chamado 2º projeto da Reforma Tributária por 330 votos a 104.

Durante o seu discurso na cerimônia de oficialização da reforma, Lula falou sobre o seu projeto de tirar o Brasil do mapa da fome, concretizado duas vezes ao longo de seus mandatos.

"Não é um momento qualquer. Eu só queria lembrar a esse país que quando nós tomamos posse a primeira vez, em 2003, eu fiz um discurso muito singelo, porque normalmente as pessoas esperam um discurso agressivo, das pessoas que falam que vão prender todo mundo, que vão prender tudo que é corrupto, que vai prender tudo, que vai fazer a conta... Eu disse apenas o seguinte: se quando terminar esse meu mandato, todo brasileiro e toda brasileira estiver tomando café, almoçando e jantando, eu já terei realizado a obra da minha vida", disse.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. 

Veja o discurso:
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário