Macron diz que acordo entre UE e Mercosul é 'péssimo' e precisa ser refeito

Falas aconteceram durante o Fórum Econômico Brasil-França, na última quarta-feira (27)

[Macron diz que acordo entre UE e Mercosul é 'péssimo' e precisa ser refeito]

FOTO: Ricardo Stuckert/PR

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse não ter como defender o acordo entre a União Europeia e o Mercosul da forma como ele está desenhado atualmente. Nas palavras do mandatário francês, o modelo apresentado é "péssimo". As falas aconteceram durante o Fórum Econômico Brasil-França, que ocorreu na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fiesp), na quarta-feira (27).

Para o chefe do Palácio de Eliseu, o pacto precisa ser feito do zero e com medidas ambientais mais duras.

“O acordo tal como está agora é péssimo, porque foi negociado há vinte anos. Precisamos reconstruí-lo pensando no mundo como ele é hoje”, declarou o presidente francês. “Não defendo, não pode ser defendido, porque não leva em conta o clima como deveria. E digo isso num país que está muito empenhado na luta contra o desmatamento”, afirmou.

“Vamos construir um novo acordo, da nova geração, que permita reciprocidade entre os mercados sul-americano e europeu, com mais exigências de todas as partes”, completou o mandatário durante o discurso.

Macron se opõe ao acordo com o Mercosul devido à influência do lobby do setor agrícola francês, que se sente ameaçado pela competição de produtos mais baratos da América do Sul. Ele expressou sua confiança no multilateralismo e defendeu a busca por uma abordagem que permita independência, sem implicar em um fechamento total do mercado.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Afoxé Olorum Baba Mi comemora 45 anos com apresentações musicais e Caruru Cultural neste domingo (28)]

Celebração acontece na sede do Afoxé Filhos de Korin Efan, no Santo Antônio Além do Carmo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!