Mãe de primeira viagem dá à luz bebê de mais de 4 kg, o maior já registrado pelo hospital em Ilhéus
Trabalho de parto durou dois dias e teve apoio da equipe do hospital

Foto: Ascom/ FESF-SUS
Isaac é o maior bebê nascido de parto natural da história do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, no extremo sul da Bahia. O bebê nasceu nesta terça-feira (2), pesando 4,400 kg e medindo 53 centímetros. A criança é o primeiro filho do casal Emili e Melquisedeque. O trabalho de parto durou dois dias e envolveu uma equipe de profissionais no pré-parto.
Durante os dois dias, a paciente foi acolhida com métodos humanizados em seu leito de internação: cavalinho, massagem na região dorsal, banho de chuveiro, agachamento, bola e até rebozo, uma técnica ancestral mexicana que utiliza um pano longo e firme para auxiliar a gestante durante o trabalho de parto. Isaac nasceu na banqueta vertical.
Emili confessou que, inicialmente, não era sua intenção ter um parto normal. “Mas agora estou feliz, meu filho está aqui ao meu lado”, comemora.
A enfermeira obstétrica do CPN, Cileide Conceição, que acompanhou a paciente na maior parte do tempo, diz que todo o trabalho de parto foi baseado em práticas acolhedoras. “Disse a ela: não vou te deixar sozinha. Vou te ajudar. Vumbora? Ela disse: "Vamos". Isso deu muita tranquilidade para que as coisas pudessem acontecer”, afirmou.
A enfermeira Danielle Patrocínio, coordenadora do CPN, explica que, entre os benefícios do parto normal para a mãe e o bebê, estão a recuperação mais rápida e o menor risco de infecções. Para o bebê, o parto normal promove o desenvolvimento pulmonar e imunológico, além de facilitar o vínculo afetivo e a amamentação devido à liberação de hormônios.


