• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • Vídeo: “Mãe Stella ocupa um lugar dentro do pensamento ético brasileiro”, afirma Muniz Sodré no podcast Podomblé

Vídeo: “Mãe Stella ocupa um lugar dentro do pensamento ético brasileiro”, afirma Muniz Sodré no podcast Podomblé

Em episódio especial pelos 100 anos de Mãe Stella de Oxóssi, o intelectual e Obá de Xangô destaca a dignidade como princípio central da trajetória da ialorixá

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Vídeo: “Mãe Stella ocupa um lugar dentro do pensamento ético brasileiro”, afirma Muniz Sodré no podcast Podomblé

Foto: Farol da Bahia

O podcast Podomblé lançou um episódio especial em homenagem ao centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi, celebrando a importância de uma das maiores lideranças espirituais e intelectuais do país. Apresentado pela fundadora da FB Comunicação, Alessandra Bastos, e pelo host do programa — além de sobrinho da homenageada — Adriano Azevedo, o episódio contou com a participação de Muniz Sodré, Obá de Xangô e intelectual renomado.

Durante a conversa, Muniz destacou a relevância ética da figura de Mãe Stella, transcendendo os papéis religiosos ou políticos. “Ela representa o que os alemães chamam de ética social imediata. O terreiro é um lugar de ética, um lugar de um comportamento difícil de entender pra quem está fora”, explicou.

Para ele, ética e dignidade caminham juntas, e Mãe Stella representava esses valores em sua forma de ver e estar no mundo. “A ética não tem a ver com dinheiro, nem com poder político. A ética tem a ver com dignidade, e a dignidade tem a ver com o comportamento”, afirmou.

Muniz ressaltou ainda o olhar atento e certeiro de Mãe Stella, associando-o ao orixá Oxóssi. “Ela via tudo. Ela prestava atenção a tudo. E quando ela dizia, depois de ter prestado atenção... era um olhar de Oxóssi, com a mirada certeira numa situação crítica”, disse.

O episódio está disponível no canal FB Comunicação – Podcast.

Veja declaração: 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário