Maioria das empresas brasileiras adota formato híbrido de trabalho, aponta pesquisa
Modelo que alterna entre remoto e presencial cresceu 12% em um ano

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O modelo híbrido de trabalho, que alterna entre o home office e o presencial, é o maos adotado por empresas brasileiras em 2022. Isso é o que aponta um levantamento feito pela IDC Brasil, a pedido do Google Workspace, divulgado nesta terça-feira (13).
De acordo com o estudo, 56% das companhias aderiram ao formato neste ano, um aumento de 12% em relação a 2021.
Agora, apenas 25% das empresas permanecem no modelo 100% presencial, contra 29% no ano anterior. Para a pesquisa, a IDC Brasil entrevistou 1.258 colaboradores de grandes negócios brasileiros de diversos setores e tamanhos, entre 22 de abril e 22 de junho.
Para 36% dos entrevistados, é importante que a empresa entenda o modelo de trabalho de preferência dos funcionários e defina o formato de serviço a partir disso.
O mapeamento aponta ainda que 65% dos que estão trabalhando no presencial mudariam de emprego para um que fosse híbrido. Já 54% de quem está no remoto trocaria de empresa para ir ao híbrido.
Ainda segundo a pesquisa, 58% das pessoas se sentem mais produtivas no híbrido em 2022. No ano passado, este número era de 36%.