Maioria do STF decide que voto impresso é inconstitucional

Julgamento aconteceu na segunda (14)

[Maioria do STF decide que voto impresso é inconstitucional]

FOTO: Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF)l decidiu na segunda-feira (14), que o voto impresso é inconstitucional. Por maioria, os ministros cassaram trecho da minirreforma eleitoral de 2015 que previa a impressão do voto nas eleições. Em junho de 2018, O STF havia decidido de forma liminar (provisória) barrar a medida.

De acordo com o relator da medida, ministro  Gilmar Mendes, “o comando normativo deve vir acompanhado de normas de organização e procedimento que permitam sua colocação em prática. No caso, o legislador impôs uma modificação substancial na votação – impressão do registro do voto –, a ser implementada de chofre, sem fornecer os meios – normas de organização e procedimento – para execução da medida”, disse ele, no voto.

Durante a votação, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que as urnas são confiáveis e até hoje não houve indícios de fraudes em eleições. Segundo ele, “mesmo que haja desconfiança por parte de alguns setores da sociedade e da classe política com relação à lisura da votação eletrônica, os dados concretos jamais demonstraram qualquer fraude em decorrência do uso de urnas eletrônicas. Não há qualquer risco de fraude”, disse. Agora, os ministros analisam o mérito (conteúdo) da ação, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR).
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!