Mais da metade dos japoneses se opõe a funeral para ex-premiê, revela pesquisa
Governo do primeiro-ministro Fumio Kishida, um protegido de Shinzo Abe, determinou que seu funeral será pago por fundos estatais

Foto: Reprodução/Twitter
Pouco mais da metade dos japoneses, 53%, são contra os planos de um funeral de Estado para Shinzo Abe, o ex-primeiro-ministro assassinato neste mês, segundo uma pesquisa de opinião divulgada neste domingo (31).
O gabinete pretende realizar o funeral em 27 de setembro, no Nippon Budokan de Tóquio. O levantamento da agência de notícias Kyodo, feita entre sábado e domingo, mostrou que o resultado supera os 45% que são favoráveis a decisão.
O governo do primeiro-ministro Fumio Kishida, um protegido de Abe, determinou que seu funeral será pago por fundos estatais. O último funeral financiado pelo Estado para um ex-primeiro-ministro aconteceu em 1967, com os posteriores financiados pelo Estado e pelo Partido Liberal Democrata, do qual Abe permaneceu um membro influente.
Segundo a pesquisa, o apoio ao gabinete de Kishida apresentou uma queda de 12,2 pontos, ficando em 51,0%, o menor nível na pesquisa da Kyodo desde sua posse em outubro.