Mais da metade dos tiroteios em Salvador e Região Metropolitana foram em ação da polícia
Levantamento do Instituto Fogo Cruzado foi divulgado nesta quinta (09)

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil local Local: Brasília-DF
Mais da metade dos tiroteios que ocorreram em Salvador e Região Metropolitana no mês de setembro de 2025, ocorreu durante ações e operações policiais. As informações são de levantamento feito pelo instituto Fogo Cruzado, divulgado nesta quinta-feira (9).
Segundo os dados, foram registrados 105 tiroteios na RMS e em Salvador, destes 54 ocorreram durante ações, equivalente à 51% dos registros. 118 pessoas foram vítimas de violência armada, sendo 93 mortes e 25 pessoas feridas. Entre as demais motivações estão disputas entre grupos armados (6 tiroteios), roubo e tentativas de roubo (10 tiroteios), brigas (4 tiroteios) e perseguições (8 tiroteios). Houve uma redução de 28% em relação a setembro de 2024 (145 tiroteios).
Salvador teve o maior número de tiroteios, com 78, resultando em 67 mortos e 19 feridos. Seguida por Camaçari, 8 tiroteios e 9 mortos; Lauro de Freitas com 6 tiroteios, 6 mortos e 3 feridos; Simões Filho, 6 tiroteios, 5 mortos e 3 feridos e Candeias, 3 tiroteios e 3 mortos.
Os municípios de Dias D’Ávila, São Sebastião do Passé e Vera Cruz tiveram números iguais no último mês, registrando um tiroteio e um morto. Mata de São João também teve um tiroteio, mas sem mortos.
Os bairros mais afetados pela violência armada foram Águas Claras, Boca do Rio, Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Sussuarana e Itinga.
O Farol da Bahia entrou em contato com a Polícia Militar, mas não teve retorno até o fechamento desta nota.