Mais de 1,5 milhões de processos estão na fila do INSS

Mais da metade dos casos estão esperando por uma perícia médica

[Mais de 1,5 milhões de processos estão na fila do INSS]

FOTO: Reprodução/Governo Federal

O Brasil possuí 1.568.050 processos na fila aguardando pelo atendimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os dados foram solicitados pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário ao INSS. Ao menos metade desses processos (50,4%) precisa, necessariamente, de um atendimento presencial. São os 790.390 processos que aguardam perícia médica. 

Entre as pessoas que aguardam perícia, metade (393.614) precisa fazê-la por pedido de assistência à pessoa com deficiência. Já os pedidos de auxílio-doença (369.730) representam 47% dos processos que aguardam em fila. Os outros 3% se dividem entre solicitantes de aposentadoria por meio da Lei Complementar 142/2003 (12.805), pedidos de adicional de 25% (7.528), de isenção de Imposto de Renda (5.676) e de pensão por morte (1.037).

Entretanto, mesmo com o retorno presencial das agências do INSS nesta semana, os peritos médicos federais ainda não voltaram ao trabalho. Nesta sexta-feira (19), o secretário de Previdência, Bruno Bianco, afirmou em entrevista para a Globo News que "Quem não voltar estará sujeito às legislações funcionais. Então eu não vejo impasse, é simples como isso. O perito médico federal tem que trabalhar, terá agenda, nós já determinamos a abertura da agenda. Está aberta desde ontem (quinta-feira)".


    Comentários

    Relacionadas

    Veja Também

    [Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

    Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

    Fique Informado!!

    Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!