Mais de 220 mil compartilhamentos de mensagens sobre falso emprego são detectadas em 2022

Ofertas são atrativas e prometem pagamento de R$ 800 por dia

[Mais de 220 mil compartilhamentos de mensagens sobre falso emprego são detectadas em 2022]

FOTO: Rodrigo Fonseca/CMC

Entre janeiro e abril deste ano, foram detectados cerca de 221 mil compartilhamentos de mensagens sobre falsas oportunidades de emprego, que oferecem trabalho remoto, por até R$ 800 por dia. Somente no mês de janeiro, foram quase 160 mil compartilhamentos. Os dados foram levantados para a CBN pela PSafe.

Normalmente, as mensagens incluem um link para que os interessados clique ou copiem e colem em algum navegador para se inscrever para a suposta vaga. 

De acordo com o advogado Márcio Chaves, especialista em Direito Digital, ouvido pela CBN, a partir do link que a vítima acessa ou do preenchimento de algum formulário, dados como CPF, e-mail, número de celular ou informações bancárias são roubados.

"A gente diariamente tem incidentes com vazamento de telefones das pessoas e esses dados acabam sendo disponibilizados em fóruns da DeepWeb. O custo em si para fazer esse tipo de envio passou a ser inexistente por parte do fraudador"

Ainda não há informações que afirmem que o golpe está sendo feito por uma quadrilha organizada ou se o envio de propostas falsas está sendo feito por grupos isolados. 


Comentários