• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mais de 470 mil brasileiros tiveram contas do WhatsApp roubadas apenas em setembro, revela levantamento

Mais de 470 mil brasileiros tiveram contas do WhatsApp roubadas apenas em setembro, revela levantamento

Clonagem de números usados no aplicativo afeta mais de 15 mil brasileiros por dia

Por Da Redação
Ás

Mais de 470 mil brasileiros tiveram contas do WhatsApp roubadas apenas em setembro, revela levantamento

Foto: Reprodução/Tecnoblog

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, realizou um levantamento sobre o cenário da cibersegurança no Brasil referente a setembro deste ano e divulgou os resultado na última quinta-feira (15). De acordo com os dados coletados, mais de 473 mil brasileiros foram vítimas do golpe de clonagem de WhatsApp. Somente no último mês, uma média de mais de 15 mil pessoas por dia foram vítimas desse tipo de ação. 

Em comparação com agosto deste ano, o número atual foi 25% maior. O estado de São Paulo, o mais populoso do país, concentrar o maior volume de ataques, com 107 mil vítimas. Na sequência, aparecem os estados do Rio de Janeiro (60 mil) e Minas Gerais (43 mil).

”A clonagem de WhatsApp é um golpe que começa com a engenharia social, um método de ataque em que uma pessoa mal-intencionada faz uso da manipulação psicológica para induzir alguém a realizar ações específicas, como compartilhar informações pessoais, baixar aplicativos falsos ou abrir links maliciosos. No caso da clonagem, o cibercriminoso pede especificamente os dados pessoais, número de celular e o código de confirmação que dá acesso ao WhatsApp da vítima”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário