Mais de 7 milhões de aposentados ainda não fizeram a prova de vida
Aqueles que não realizarem a comprovação corre o risco de ter seu benefício bloqueado, suspenso ou cessado

Foto: Reprodução/G1
Mais de 7,3 milhões de segurados do INSS ainda precisam realizar a prova de vida até o fim de 2021. De acordo com os dados de julho do Instituto Nacional do Seguro Social, em 2021, cerca de 20 milhões de pessoas já fizeram a prova de vida e vão continuar a receber seus benefícios.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o responsável pelo pagamento de aposentadorias e outros benefícios aos trabalhadores. Para obter os benefícios, é necessário pagar uma contribuição mensal durante um determinado período da Previdência Social. Os servidores públicos não têm direito ao benefício.
Trabalhadores acima de 16 anos já podem contribuir com o INSS. Com a contribuição, a pessoa passa a ter direito a benefícios oferecidos pelo INSS como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, salário-maternidade, aposentadoria.
Por conta da pandemia de covid-19, em 2020, a exigência da comprovação ficou suspensa, mas em junho de 2021, o INSS voltou a exigir a prova de vida, divulgando um calendário para o segurado fazer a comprovação. Dessa forma, quem deveria fazer a prova de vida em setembro ou outubro de 2020 mas ainda não a fez, precisa realizar o procedimento de atualização até o dia 30 de setembro deste ano.
Aqueles que não fizerem a comprovação corre o risco de ter seu benefício bloqueado, suspenso ou cessado.