Mais de 8,8 mil reclamações são registradas no Reclame Aqui na Black Friday 2019
No setor de fast-food, o Burger King e o McDonald's lideram as reclamações

Foto: Reprodução/ Reclame AQUI
Segundo levantamento do site Reclame Aqui, no ano passado, foram registradas no site oito mil, oitocentos e trinta reclamações durante a Black Friday. O setor mais mal avaliado pelos consumidores foi o de fast-food, e a loja com maior número de reclamações foi o Burger King, com 545 queixas, seguido do McDonald's, com 491 registros. O Méliuz, companhia conhecida por oferecer cupons de desconto, ficou em terceiro lugar, com 321 reclamações.
No ranking de problemas, estão as propagandas enganosas, erro ao finalizar compras e divergências nos valores dos produtos anunciados.
Ainda segundo o levantamento do Reclame Aqui, os consumidores preferiram pesquisar preços e a reputação das lojas antes de fechar negócio durante a Black Friday do ano passado.
Mesmo com essa postura cautelosa dos consumidores, o número total de reclamações em 2019 ultrapassou os 5,6 mil registros de 2018, 3,5 mil queixas em 2017 e as 2,9 mil insatisfações atribuídas ao ano de 2016.
Ainda segundo o levantamento, entre as empresas com maior número de reclamações ao longo das edições do evento estão grandes varejistas do e-commerce, como o Extra.com.br, Americanas.com, KaBuM! e Magazine Luiza.
Este ano a Black Friday 2020 ocorre no próximo dia 27, tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro.