Mais de 94 mil escolas públicas brasileiras sofreram com falta de tecnologia na pandemia, aponta pesquisa
O número representa 93% de todas as unidades da rede de ensino, que engloba as escolas municipais, estaduais e federais do país

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Uberlândia
Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), entidade ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), mais de 94 mil escolas públicas brasileiras apresentaram dificuldades em realizar todas as atividades pedagógicas determinadas pelo Ministério da Educação durante a pandemia de Covid-19, período que as aulas remotas foram implementadas.
O número representa 93% de todas as unidades da rede de ensino, que engloba as escolas municipais, estaduais e federais do país.
Todas essas instituições públicas de ensino apontaram a falta de dispositivos tecnológicos e de acesso à internet como o principal impeditivo para a realização de aulas online durante a crise sanitária.
De acordo com o estudo, 63% dos educadores alertaram a pouca habilidade para utilizar os dispositivos tecnológicos durante as atividades remotas. Entre os principais obstáculos, o pouco conhecimento com as plataformas de reuniões virtuais, como Skype e Zoom, foi o mais citado pelos profissionais de ensino.