Malha Fina do IR: saiba como evitar

Diante da pandemia da Covid-19, prazo para acertar contas foi prorrogado até esta terça-feira (30)

Por Da Redação
Ás

Malha Fina do IR: saiba como evitar

Foto: Reprodução

Prorrogado por causa da pandemia do novo coronavírus, o prazo de entrega do Imposto de Renda 2020 entra na reta final e é finalizado nesta terça-feira (30). Mesmo diante do tempo extra, uma alta quantidade de brasileiros deixaram para acertar as contas na última hora. Diante da correria, surgem, também, os erros e deduções equivocadas. De acordo com a Receita Federal, gastos com saúde e educação são os dados que mais levam o contribuinte para a malha fina.

Caso haja atraso para regularização das pendências, a multa a ser paga é de 20% do imposto devido ou valor mínimo de R$ 165,74.

Para que a declaração tenha o preenchimento correto, o ideal é que o contribuinte tenha em mão toda documentação hábil das transações realizadas durante o ano-calendário.

Uma maneira de não cair na malha fina é conferir se os valores digitados condizem com os valores relacionados nos documentos usados. 

Durante a realização o documento, ter atenção para evitar alguns erros comuns no preenchimento. Como por exemplo: digitação incorreta no campo dos valores, informar dados incompatíveis com os comprovantes de rendimentos, lançar despesas médicas sem comprovação (recibo ou nota fiscal), inclusão de dependentes em mais de uma declaração, inclusão de despesas médicas não dedutíveis, omissão de renda do dependente, omissão de renda (salário, aluguel, etc), omissão de pensão alimentícia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário