MAM Bahia funciona normalmente nesta quarta-feira (15)

‘UTOPIAS e DISTOPIAS’ será exibido gratuitamente

[MAM Bahia funciona normalmente nesta quarta-feira (15)]

FOTO: Utopias_e_Distopias_GeraldoMoniz

O Museu de Arte Moderna (MAM Bahia), abre normalmente nesta quarta-feira (15), no feriado do Dia da Proclamação da República com lançamento do Filme e do Catálogo da exposição ‘UTOPIAS e DISTOPIAS’. Duas sessões do filme serão realizadas no Cine MAM, a primeira às 18h e a próxima às 19:30h. A entrada é gratuita. 

De acordo com o curador da mostra e atual diretor do Museu de Arte Contemporânea, Daniel Rangel, UTOPIAS e DISTOPIAS marcou o fim deuma tríade de exposições realizadas pelo MAM desde a sua reabertura na pandemia do Covid, que formam um só discurso de consciência e luta pela Arte. A proposta foi realizar um diálogo entre o acervo do MAM e a arte contemporânea brasileira, com pinturas, gravuras, vídeos e instalações.

Trilogia e filme 

“Essa exposição encerrou uma trilogia inspirada no legado de Lina Bo Bardi, primeira diretora do MAM e autora do restauro do Solar do Unhão, e em mostras que ela realizou e também que não chegou a realizar”, revela Daniel. Ele relembra as três exposições: “Primeiro foi ‘O Museu de Dona Lina’ aberta de agosto/21 a fevereiro/22, depois ‘Encruzilhada’ de abril a agosto/22 e ‘UTOPIAS e DISTOPIAS’ de setembro a novembro/22”, conclui. Agora,um ano depois, são lançados o Catálogo e o Filme dessa importante mostra.

O filme de 65 minutos é dirigido pelo cineasta Pola Ribeiro, atual diretor de Museus do IPAC e na época da exposição, diretor do MAM. “Empreendemos todos os esforços para reabrir o MAM em 2021 na pandemia do Covid, contando com uma equipe bem enxuta, mas extremamente comprometida e dedicada”, conta Pola. Desde então, realizaram exposições, importantes atividades educativas e várias residências artísticas. “O filme mostra o processo para a realização de UTOPIAS e DISTOPIAS, exibindo as etapas, o resultado e depoimentos”, completa.

O catálogo tem 172 páginas, formato de 19cm X 26cm, capa dura, policromado, fotos dos espaços expositivos do MAM e das obras de arte da mostra. Dentre os cerca de 120 artistas participantes da exposição/catálogo/filme estão Alfredo Volpi, Flávio de Carvalho, Manabu Mabe, Augusto de Campos, Leda Catunda, Maria Bonomi, Carlos Scliar, Anna Bella Geiger, Siron Franco, Cildo Meireles, Paulo Bruscky, Lenora de Barros, Arnaldo Antunes, Dedé Lins, Laryssa Machada, Berna Reale, Rodrigo Braga e muitos outros. Dentre os baianos e nordestinos, Jenner Augusto, Fernando Coelho, Rubem Valentim, Cícero Dias, Jamison Pedra, Sérgio Rabinovitz, Vauluizo Bezerra, Renato da Silveira, Almandrade, Pedro Marighella, Jean Wyllys, Vinicius S.A., Augusto Leal, Coletivo GIA e outros.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento de Filme e Catálogo da exposição ‘UTOPIAS e DISTOPIAS’

Onde: MAM-Bahia (Avenida Contorno, s/n° - Solar do Unhão, Salvador, Bahia)

Quando: 15.11.2023, quarta-feira, a partir das 17:30h

Acesso: liberado


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[ Sem respostas, família procura baiana que vive no Rio Grande do Sul]

Lívia Rebouças de Jesus, de 36 anos, vive no território gaúcho há nove anos com o marido e o filho.

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!