Maracanã será o palco da final da Libertadores em 2020
Volta olímpica de vencedor da competição sul-americana ocorreu pela primeira vez em 2008

Foto: Reprodução
Está definido. Em 2020, ano que completa 70 anos, o Maracanã será o palco da final da Copa Libertadores da América. A decisão foi anunciada na manhã desta quinta-feira (17), na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai. O jogo final do principal torneio de clubes da América do Sul está agendada para o dia 21 de novembro, um sábado. Também no evento, foi escolhido Córdoba como sede da decisão da Copa Sul-Americana.
Será apenas a segunda vez na história da Libertadores que o campeão dará a volta olímpica no Maracanã. O único clube que conseguiu tal feito até o presente momento foi a LDU em 2008, ao bater o Fluminense nos pênaltis. O mítico estádio carioca deixou para outros grande palcos do futebol brasileiro. São eles:
- Mario Kempes - Córdoba (ARG)
- Mineirão - Belo Horizonte
- Arena do Grêmio - Porto Alegre
- Beira-Rio - Porto Alegre
- Morumbi - São Paulo
- Arena Corinthians - São Paulo
- Estádio Nacional - Lima
Desde 2019, a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana são decididas em final única, modificando como era anteriormente com formato de ida e volta, com uma partida na cada de cada um dos finalistas. Neste ano, a final da Libertadores está marcada para o dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile. Apenas duas semanas antes, no dia 9 de novembro, acontece a decisão da Sul-Americana, em Assunção, no Paraguai.
A mudança foi promovida pela Conmebol, que viu uma ótima oportunidade comercial para vender o torneio como é feito com a Liga dos Campeões da Uefa, que durante muitos anos se define o campeão em jogo único em local escolhido antecipadamente.


