Marina Itajaí é eleita a segunda melhor marina do Brasil
Aos detalhes...

Foto: Alexandre Magreza
Na noite de ontem (3) a elite da náutica brasileira esteve reunida em um jantar de gala no Terraço Itália, em São Paulo, para conhecer os vencedores do Prêmio Bombarco Baleia de Ouro 2021, maior premiação náutica do país. Os principais estaleiros e marinas do Brasil participaram da disputa e foram avaliados por um júri técnico formado por especialistas do Brasil e do exterior. A Marina Itajaí faturou o segundo lugar na categoria “Excelência em Marina” e trouxe para o sul do país a premiação inédita. Entre as 3 finalistas, estavam também a Marina Nacionais e Porto Ilhabela, ambas localizadas no litoral paulista.
“Queríamos muito trazer o título para a Marina e Itajaí. Mas ficamos muito orgulhos de ficar entre as top 3. Somos uma marina nova que vem mudando o conceito de marinas no Brasil, com uma política de fomentar a indústria e a cultura náutica em Itajaí e Santa Catarina. Me sinto muito feliz de fazer parte dessa elite de marinas mesmo com apenas 6 anos de operação. Isso mostra que estamos no caminho certo e me motiva a investir cada vez nesse setor que vem crescendo a cada dia. Agradeço a todos os colaboradores que atuam na Marina Itajai, que vestem a camisa com muito orgulho porque sem eles não estaríamos aqui. Agradeço todos que votaram na Marina Itajai, tivemos a maior participação nesse item, o que reforça a credibilidade e importância da marina para a região de Itajaí”, disse o diretor da Marina Itajaí, Carlos Gayoso de Oliveira.
Para ser eleita a segunda melhor marina do Brasil, a Marina Itajaí foi avaliada em diversos itens, como infraestrutura adequada, capacidade para atender embarcações de grande porte e segurança, assim como as questões ambientais, que são uma grande preocupação em relação aos complexos náuticos. Limpeza, lazer, comodidades e acessibilidade por terra e por água, também foram avaliados. Após a análise técnica e a vistoria presencial, as três marinas finalistas foram avaliadas pelo voto popular, cuja pontuação foi somada aos votos dos jurados na elaboração do resultado final.
O município de Itajaí ainda conquistou mais quatro títulos através dos estaleiros Fibrafort e Okean. O barco Focker 333 Gran Turismo, da Fibrafort, ganhou na categoria “Diversão” e a embarcação Focker 377 Gran Turismo ganhou nas categorias “Família” e “Família Premium”. Já o barco Okean 80, do estaleiro Okean, levou o título na categoria “Iate”.
Premiação inédita
O Prêmio Bombarco foi criado em 2019 para eleger os melhores barcos fabricados no Brasil, mas neste ano avaliou também as estruturas náuticas, com a categoria “Excelência em Marina”. Com uma frota de mais de 900 mil barcos navegando na costa brasileira, o idealizador do Prêmio e diretor do Bombarco, Márcio Ishihara, destaca que há uma demanda reprimida por vagas para abrigar todas essas embarcações. “Temos um déficit de vagas para embarcações de esporte e recreio no Brasil. A produção segue em crescimento, mas o número de vagas não acompanha essa mesma quantidade”, explica.