Marta, Cristiane e Formiga vão participar da última Copa do Mundo

A competição marca uma das últimas atuações do trio mais vencedor da história na categoria

[Marta, Cristiane e Formiga vão participar da última Copa do Mundo]

FOTO: AFP

A estreia da Seleção Brasileira Feminina na Copa do Mundo da França está próxima. No dia 9 de junho, as jogadoras irão entrar em campo contra a Jamaica, em Grenoble na busca do título inédito. A competição marca uma das últimas atuações do trio mais vencedor da história na categoria: Marta, Cristiane e Formiga.

Juntas, as experientes jogadoras fizeram parte de uma geração de ouro da Seleção. Elas estiveram presentes em algumas das maiores conquistas, como o vice-campeonato Mundial de 2007 e as duas medalhas de prata nas Olimpíadas (2004 e 2008). Coincidentemente, a possível aparição final das jogadoras atuando juntas deve ser nos Jogos Olímpicos de 2020.

Na época surgindo como uma promessa no ataque da Seleção de 2004, e entrando no segundo tempo para incendiar as partidas, Cristiane, vai para a disputa da sua quarta Copa do Mundo, artilheira de todas as edições dos Jogos Olímpicos, entre homens e mulheres, com 14 gols marcados, a atacante terá a chance de mais uma vez ser essencial na busca por mais um título.

Outro reforço importante na busca do caneco será Marta, eleita seis vezes melhor do mundo, a camisa 10 vai para sua quinta disputa de Mundial. Assim como Cristiane, coleciona muitos tentos. Dentre alguns feitos históricos, está no currículo o posto de maior artilheira em copas (15 gols) e maior artilheira da história da Seleção, tanto na categoria masculina quanto feminina, com 98 gols marcados. Feito que nem o Rei Pelé conseguiu alcançar (95 gols). Isso disputando e vencendo três Copas do Mundo. Se recuperando de uma lesão muscular na coxa, a Rainha espera estar 100% na estreia para ajudar a equipe na jornada francesa rumo ao título.

Incansável e indo para a disputa da sua sétima Copa, um recorde na categoria, Formiga é a atleta mais velha a participar da competição, com 41 anos. A jogadora chegou a Seleção ainda em 1995, na segunda edição do Mundial organizado pela FIFA. Na época tinha apenas 16 anos.

Com mas de 160 partidas disputadas, ninguém vestiu mais a camisa amarelinha do que a baiana. Ela havia decretado sua aposentadoria em 2016, mas voltou atrás e topou o desafio de buscar o primeiro Mundial para a Seleção Feminina.

Ainda que esteja em uma fase ruim (9 derrotas seguidas), será uma boa oportunidade para presenciar o poder de marcação de Formiga e os dribles e gols de Marta e Cristiane. A chance de dizer au revoir e merci a essas atletas que tanto representaram o futebol feminino.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!