Máscara deve ser usada mesmo durante prática de exercícios, diz médico
Uso não prejudica entrada de oxigênio ou exalação do gás carbônico

Foto: Istock Getty Images
De acordo com o portal EU Atleta, o médico Alexandre de Carvalho pontua que fazer exercícios com máscara é desconfortável, mas não prejudica à saúde e é obrigatório em virtude da pandemia provocada pela covid-19. As máscaras reduzem o risco de contaminação quando usadas de forma adequada.
Não há qualquer prejuízo para a entrada de oxigênio ou a exalação do gás carbônico, destaca o médico. Isso é um mito. O uso de máscaras durante a atividade física não causa intoxicação por gás carbônico. Elas devem ser trocadas sempre que ficarem úmidas. O constante reposicionamento da máscara com as mãos durante a atividade física invalida qualquer medida higiênica de proteção. O ideal é coloca-la e só mexer novamente na hora em que ela ficar úmida e precisar ser trocada por outra.
O uso de máscaras não é a única medida necessária para evitar o contato com o novo coronavírus. É preciso manter distância das demais pessoas e redobrar os cuidados de higiene, como a limpeza das mãos com água e sabão ou álcool gel, quando não for possível lavá-las.
Para a prática de exercícios, é recomendável máscaras de 100% algodão, como os usados para fabricação de camiseta, forro para lingerie e lençóis de meia malha. O tecido também pode contar com algodão e 10%, 8% ou 4% elastano na composição.